A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

MARTIN, George R.R. A Guerra dos Tronos. São Paulo:Editora Leya, 2010. 592 páginas. (As crônicas de gelo e fogo, v.1). Título original: A game of thrones.

Avaliação (1 a 5): ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"- Cometi  mais erros do que pode imaginar, mas esse não foi um deles.
- Ah, mas foi senhor - Cersei insistiu - Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo." (p.346)

Eddard Stark é um homem nobre e justo, que acredita que a honra deve estar sempre em primeiro lugar. Ele governa Winterfell, norte do reino de Westeros e é responsável pela proteção e segurança dessa parte do país. Winterfell é um dos Sete Reinos que compõe Westeros, um país onde as estações duram anos e o inverno pode durar uma década.

O país está vivendo em paz desde que Ned ajudou seu amigo Robert Baratheon a vencer a guerra contra o rei Aerys Targaryen e tornar-se o novo rei. Isso já faz quase quinze anos e desde então o país não viu mais uma guerra, ou um inverno rigoroso e ele e sua esposa Catelyn tem levado uma vida tranquila criando seus cinco filhos: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon, além de seu filho bastardo Jon Snow. Mas Ned está sempre de sobreaviso, afinal o lema de sua casa é: O Inverno Está Para Chegar. 

Por isso, quando Bran encontrou os filhotes de lobo gigante perdidos na floresta Ned não pôde impedir os filhos de ficar com eles. Eram seis lobinhos, um para cada filho e eles pareciam predestinados a proteger as crianças. E os Starks vão precisar de toda proteção possível, pois o rei Robert apareceu com toda sua corte em Winterfell para pedir um favor a Ned: que seja a nova Mão do Rei (espécie de primeiro ministro) assumindo o posto de Jon Arryn, senhor do Ninho da Águia e responsável pela criação de Ned e Robert.

Ned não está disposto a deixar Winterfell, mas uma mensagem secreta de Lysa, viúva de Jon Arryn vai convencê-lo a mudar de ideia. Ela acusa a rainha Cersei Lannister e seu irmão gêmeo Jaime de terem envenenado seu marido e estarem planejando a morte do rei. Ned se sente então na obrigação de partir para Porto Real e proteger a vida do amigo, mesmo colocando sua vida e a de sua família em risco.

Mas os Lannister não são a única ameça à Porto Real. O outro lado do Mar está Viserys Targaryen, filho do rei Aerys e herdeiro dos Sete Reinos que está disposto a recuperar seu trono. Ele vende sua irmã Daenerys ao Khal Drogo, chefe de um tribo de cavaleiros bárbaros dothrakis em troca de um exército para invadir Westeros. Ele só não imaginava que sua doce irmãzinha fosse se apaixonar pela rei bárbaro e se tornar uma mulher tão forte e decidida.

É muito difícil tentar fazer uma síntese sobre esse livro. É tanta história, tantos personagens apaixonantes tanto detalhe que é complicado resumir tudo. O que escrevi até agora não chega a 5% de tudo o que acontece nesse livro. Então mais do que contar sobre a a história, vou tentar deixar minhas impressões sobre o livro.

Sabe tudo aquilo de positivo que você já leu por aí sobre essa história? Aquelas resenhas encantadas que a maioria dos blogueiros experientes e renomados fizeram babando no livro? Todas aquelas estrelinhas que os skoobers deram? São todas verdadeiras - pode acreditar o livro é tudo o que dizem e mais um pouco. Ele é épico, instigante, envolvente, cheio de suspenses e intrigas, sedução e traição. E mesmo ele tendo quase 600 páginas, cada uma delas está recheado da mais pura fantasia, que vai te fazer querer devorar o livro todo de um vez.

Os personagem são muito bem construídos. Até a Sansa (que é muito sonsa!), a típica mocinha romântica e crédula consegue te convencer a gostar dela. Os vilões são apaixonantes e os mocinhos erram o tempo todo. E esses personagens vão evoluindo durante o livro, mudando conforme se passa a história. Você quase acredita que são pessoas reais. O problema é que o autor não tem um pingo de dó deles, e alguns acabam morrendo um pouco cedo demais. E o mais incrível de tudo é que a maioria desses personagens não passam de crianças. Isso mesmo, dears, a guerra dos tronos é lutada por soldados que mal saíram dos cueiros! Robb tem pouco mais de quatorze anos e liderou um exército para libertar o pai. Jon Snow tem a mesma idade e já enfrenta a dura vida na Muralha, se preparando para entrar na Patrulha da Noite e enfrentar os Outros. Daenerys é uma ninfeta de treze, e teve que aprender a seduzir o marido para viver entre os dothrakis. Sansa Stark tem onze e sonha com seu casamento com o príncipe Joffrey Baratheon enquanto sua irmã Arya está brandindo uma espada aos nove anos de idade!

Já li também vários textos que teimam em comparar As Crônicas de Gelo e Fogo com O Senhor dos Anéis, e eu não consegui ver muita semelhança, além do fato de serem obras épicas e ambientadas em um tempo parecido com a Idade Média. A narrativa de George R. R. Martin é completamente diferente da de Tolkien. O primeiro é mais dinâmico, o enredo corre rápido e sempre nos surpreende. Você acha que sabe o que vai acontecer, mas de repente, tudo muda! Nada é previsível nesse livro. Já Tolkien é mais detalhista e descritivo, o que faz com a leitura seja bem mais lenta. Ele também abusa mais da magia, coisa que quase não aparece em Guerra dos Tronos.

Essa resenha foi quase um parto! Foram três canecas de café e dois analgésicos e ainda sim eu tenho total consciência de que não cheguei nem perto da magnitude desse livro. Faz duas semanas que terminei a leitura e desde então venho tentando digerir toda a história e encontrar a melhor maneira de falar sobre ela. Mas decidi que não adianta adiar... por mais que eu queira eu não vou conseguir passar para você o quanto esse livro é bom. Por isso fica a dica: não se assuste com o tamanho do livro nem com a quantidade de continuações que ele tem, eu garanto que vale muito a pena. Você vai ler sem perceber e vai ficar louco pelo próximo. Exatamente como eu!

Série As Crônicas de Gelo e Fogo

  1. A Guerra dos Tronos
  2. A Fúria dos Reis
  3. Tormenta de Espadas
  4. O Festim dos Corvos
  5. A Dança dos Dragões
  6. The Winds of Winter (Ainda não lançados)
  7. A Dream of Spring 

B-jusssss! ♥
;-p




Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p